Relações Públicas ontem e hoje

Pra quem não sabe, eu sou formada em Relações Públicas, e hoje resolvi escrever um texto mais focado na minha área, até pra servir como fonte de conhecimento para quem tem interesse na profissão.

Relações Públicas não é um assunto novo, mas muita gente só descobriu a profissão há pouco tempo. Um infográfico apresentado pelo site boston.com e produzido pela agência de RP InkHouse, mostra a evolução da atividade de RP em meio ao turbilhão de novas infrormações disponibilizadas pela internet. Segundo Beth Monaghan, autora do texto, desde 2004, com o lançamento do Facebook, as mídias sociais passaram a estreitar a relação das empresas com seus públicos, possibilitando o diálogo entre eles.

Para Monaghan as mídias sociais mudaram as métricas dos Relações Públicas e agora vem mudando também a forma como as notícias são apresentadas. Atualmente são mais de 750 milhões de usuários de Facebook no mundo e cerca de 200 milhões de donos de contas no Twitter, sem contar os blogs que passam de 170 milhões ativos. A oportunidade de trabalho para as ações de Relações Públicas nunca foi tão grande no meio digital como agora.

assessoria de imprensa tem um papel fundamental na gestão destas novas mídias e, segundo Monaghan, os profissionais devem ficar atentos uma vez que é cada dia mais certo que a notícia toma forma a partir dos comentários e interações que aparecem nas mídias sociais. Camapanhas efetivas de assessoria de imprensa no mundo digital, segundo a autora, devem levar em conta alguns aspectos predominantes:

– Estar atento a notícia antes que ela fique velha. Um bom clipping deve mostrar todas as intervenções e relatos. Não fique preso apenas no Google.

– Fornecer um ponto de vista interessante e único. Ser uma fonte confiável, requer tempo e trabalho para a construção de uma identidade sólida. Veja bem, identidade é aquilo que você é, imagem é aquilo que você mostra, a diferença é bem grande.

– Encontre o caminho certo dentro das mídias. Usar a hashtag adequada, participar de discussões em grupos e blogs vai envolver o profissional em sua perspectiva.

Monaghan também ressalta a importância de um conteúdo bem criado e original. Deve-se produzir conteúdo para toda a gama de mídias disponíveis. Além disso, é preciso construir a audiência para o que você está escrevendo. Segundo um relatório produzido pela Pew Research Center, quase 25% das pessoas entre as idades de 18 e 29 contam com alguma mídia social como sua principal fonte de notícias.

Confira o infográfico:

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